terça-feira, 27 de outubro de 2009

CEIA, MEMÓRIA

Quando nos reunimos para celebrar a ceia do Senhor, fazemos memória. Memória não é só lembrança, é fazer com que algo do passado se torne presente. É fazer com que a morte de Jesus, seu sangue e seu corpo continuem presentes na vida da igreja. A ceia é um meio da igreja reviver algo importante de seu passado: a cruz e a ressurreição.
Mas por que é importante que a igreja reviva esses acontecimento? Quando comemos o pão e tomamos do cálice não apenas recontamos uma história, mas fazemos com que ela também seja nossa história. Na ceia quando participamos do pão e do cálice descobrimos que Jesus não é apenas uma figura do passado, mas alguém presente em nossas vidas e com que estamos diariamente envolvidos.
No momento da ceia, trazendo Jesus à memória, percebemos que sua morte injusta continua acontecendo na morte de milhares de pessoas pelo mundo à fora. Aqueles que são crucificados pela fome, pela violência, pelo descaso dos governos e até da igreja.
Mas trazer Jesus à memória é também perceber sua ressurreição como nova esperança para o pobre e o excluído. É perceber que a vitória sobre a morte nos mostra que nada está perdido, que nossa missão junto aos que, como Jesus, carregam todos os dias suas cruzes, não é sem sentido.

Nenhum comentário: